Bloco de Palmela reuniu com o Teatro o Bando

A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Palmela recebeu na sua sede em Pinhal Novo, no sábado 17 de fevereiro á tarde, uma delegação da direção do Teatro o Bando.

O Teatro o Bando foi fundado no seguimento do 25 de Abril de 74 quando o país vivia um período intenso protagonizado pela mudança de um regime totalitário para a democracia, onde o conceito de liberdade de expressão se soltou das amarras da censura levada a cabo durante a ditadura. A democratização da cultura tornando-a acessível a todas as classes sociais foi levada ao seu expoente máximo também nas formas de expressão dramática. Assim a 15 de Outubro de1974 em Algés nasce o Teatro o Bando. Na sua génese encontram-se o teatro de rua e as atividades de animação para a infância, em escolas e associações culturais, integradas em projetos de descentralização.

Constituindo-se atualmente como uma das mais antigas cooperativas culturais do país, assume-se como um coletivo que elege a transfiguração estética enquanto modo de participação cívica e comunitária. Desde 1974, são mais de 100 criações na sua maioria de autores portugueses concretizados em cerca de 5000 espetáculos para mais de 4 milhões de espectadores, os textos encenados são a grande parte das vezes obras não dramáticas, às quais a forma teatral, nas múltiplas linguagens que integra, confere outra comunicabilidade.

Desde 2000 que o Teatro o Bando está sediado em Vale de Barris, Palmela. Situado em pleno Parque Natural da Arrábida na encosta da Serra do Louro numa Quinta que se estende da estrada ao cume.

Os membros da direção o Teatro o Bando informaram que neste momento estão a trabalhar 18 elementos na produção e encenação das peças sendo que 12 estão a tempo inteiro e os restantes 6 a meio tempo. Sendo a atividade principal resultado de produções próprias, também participam em coproduções com outras companhias de teatro nacionais e internacionais e em ações de formação a grupos de teatro profissional e amador mesmo a nível local.

À semelhança do que tem ocorrido a nível nacional com a depauperação do apoio do estado ao teatro, como consequência dos cortes nos montantes do Orçamento de Estado destinados à Cultura, também o Teatro O Bando teve uma diminuição do financiamento vindo do Ministério da Cultura a que se junta também um decréscimo do subsídio do Município de Palmela.

A direção o Teatro o Bando manifesta assim preocupação quanto à continuidade da sua atividade e incerteza na sua permanência em Palmela colocando como hipótese caso esta situação de declínio dos apoios financeiros não se reverta, estudar alternativas mais apelativas para sediar a sua atividade noutras paragens. O Bloco de Esquerda Palmela tem feito pressão junto do atual e dos anteriores executivos do Governo mediante a força da sua representação na Assembleia da República, para que seja dada mais atenção á cultura quer em termos de apoios financeiros á produção cultural quer em termos de legislação para conferir mais direitos aos trabalhadores do meio artístico.

O Bloco de Esquerda Palmela reconhece a importância do Teatro o Bando no desenvolvimento do espirito crítico também como forma de potenciar a participação cívica da comunidade e como fator importante na divulgação da identidade do povo de Palmela no país e no estrangeiro.