Joana Mortágua na Secundária do Pinhal Novo.

Joana Mortágua esteve na segunda-feira dia 9 de janeiro, juntamente com a restante delegação Bloquista composta por Carlos Oliveira e Jaime Mestre da Concelhia de Palmela e ainda Manuel Grilo, em reunião com a Direção de Escola, Professores, Associação de Estudantes e Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela). A deputada bloquista na A.R ouviu dos representantes da escola que a mesma foi alvo de obras de requalificação concluídas em 2015 tendo agora uma capacidade para 1600 alunos e 66 turmas. Atualmente registam-se carências ao nível do pessoal não docente, como é exemplo o encerramento da secretaria da escola por falta assistentes técnicos em dezembro último. Verifica-se também a falta de assistentes operacionais (auxiliares) para assegurar um funcionamento eficaz e em pleno da escola. Apesar de estar assegurado no Orçamento de Estado para 2017 a contratação de mais 300 assistentes operacionais, uma medida em que o Bloco de Esquerda se empenhou na sua exigência por uma valorização da Escola Pública na negociação com o PS e o Governo, Joana Mortágua reconhece que este número é manifestamente insuficiente para cobrir as carências com pessoal não docente de todas as escolas públicas do país. Deixou a todas/os a certeza de que por parte do grupo parlamentar continuará a ser exigida na Assembleia da República, que esta e outras carências na Escola Pública sejam corrigidas. No final da reunião, a Diretora Cecília Oliveira, conduziu a deputada Joana Mortágua juntamente com a restante delegação Bloquista numa visita ás instalações da Escola Secundária do Pinhal Novo.